quarta-feira, outubro 29, 2025

Câmara de Itabira emite nota informando sobre queima dos HDs do servidor de rede da instituição


A Câmara Municipal de Itabira informa que, em virtude de picos de energia elétrica registrados no dia 7 de setembro de 2025, houve a queima dos HDs do servidor de rede da instituição. O problema ocasionou a interrupção do acesso à Internet, à rede de dados interna e ao site oficial do Legislativo.

Desde então, os serviços da plataforma Gov.br utilizados pela Câmara, como Contabilidade Pública, Licitações e Contratos, Patrimônio Público, Administração de Frotas, Gestão de Pessoal, Planejamento, Compras e Materiais, Tesouraria, Informações Automatizadas, LCPE – Pregão Eletrônico e Transparência Brasil, encontram-se indisponíveis.

Diante da gravidade da situação e visando garantir a continuidade e a transparência dos serviços públicos prestados, o Presidente da Câmara Carlos Henrique Silva Filho, editou a Portaria nº 5.084, de 8 de setembro de 2025, que decreta situação administrativa emergencial no âmbito do Poder Legislativo Municipal.

A medida autoriza a adoção imediata de providências para a aquisição de equipamentos e a contratação de serviços técnicos especializados, conforme prevê a Lei Federal nº 14.133/2021 (Nova Lei de Licitações e Contratos), em casos emergenciais.