quarta-feira, julho 16, 2025

Metrô BH anuncia o início das operações em duas estações da Linha 2 para 2026

A conclusão das obras em duas estações da Linha 2 do metrô de Belo Horizonte (que vai ligar a Região do Barreiro) ficarão prontas antes do previsto. A promessa é da concessionária Metrô BH, que anunciou nesta terça-feira (15), que as
estações Nova Suíça e Amazonas
vão entrar em operação em 2026.

As outras cinco estações que compõem a Linha 2 do metrô e vão até o Barreiro seguem com previsão de término em 2028. Em visita ao canteiro de obras, o presidente da concessionária, Cláudio Andrade, detalhou o andamento das obras e falou sobre o planejamento para os próximos ano.

“Depois de uma solicitação do governo do Estado, nós fizemos estudos e estamos com o objetivo de iniciar essa operação ainda em 2026, dois anos antes do que estava previsto. Com duas estações, Nova Suíça, que é a primeira estação, e Amazonas, que é a segunda estação, já integrando com a Linha 1. Entendemos que isso é um movimento muito importante para poder passar para a população e para nosso usuário que a Linha 2 vai acontecer. Todas as outras estações têm a previsão de terminar a sua construção em 2027 e a entrada em operação já com os novos trens em 2028″, afirmou Andrade.

As duas novas estações devem começar a operar em julho do ano que vem, com a expectativa de receber cerca de 4 mil novos usuários por dia.

“Nossa previsão é em julho já conseguir disponibilizar as duas estações: Nova Suíça e Amazonas. Todo estudo que foi feito de demanda da Linha 2 previa a implantação de uma só vez, com todas as estações abertas em 2028. Assim teremos um aumento de 40 a 50 mil passageiros por dia. Com essas duas estações, pode ser que tenhamos aqui 3 ou 4 mil por dia. Mas é importante a gente iniciar o processo para que as pessoas vejam que o investimento está sendo feito”, continuou o presidente da Metrô BH.

Invasão de famílias

Durante conversa com os jornalistas e visita as obras na estação Nova Suíça, representantes de 16 famílias que moram às margens de onde será construída a Linha 2 fizeram um ato contra o travamento do processo de indenização.

Representante do grupo, Poliane Cristina Furtado, apresenta as reivindicações e afirmou que algumas famílias ficaram de fora do processo de indenização. “São 16 famílias que não foram incluídas no processo de indenização. Saímos de uma mesa de negociação onde aconteceu as tratativas para que as famílias seriam indenizadas e seriam retiradas do local. Mas é devido à comprovação de endereço, a falta de selagem que a Metrô de BH não cumpriu, essas famílias estão de fora e estão vivendo sobre os entulhos do metrô”, afirmou.

João Felipe Lolli/Itatiaia

16 famílias cobram um acordo de indenização para deixar margens dos trilhos

O presidente da concessionária Metrô BH afirmou que a empresa trabalha para solucionar essa questão e garantiu que este impasse não vai atrasar as obras.


Em maio deste ano, a Metrô BH e moradores que vivem às margens dos trilhos assinaram um acordo de desapropriação com 341 famílias
. Pelo acordo, as indenizações terão valor mínimo de R$105.900 mil, podendo chegar a R$ 346.900 mil, com diversas faixas que variam conforme as características de cada imóvel. Elas receberão indenização, aluguel social e custeio da mudança para o local temporário e, posteriormente, para o imóvel definitivo.

“Existe um posto de assistência social onde a gente está recebendo novas solicitações e avaliando novas solicitações. Dentro desse acordo foi feito uma avaliação com todas as famílias que a época da assunção das obras aqui na linha estavam presentes no local. Vamos fazer uma avaliação sobre o que está acontecendo, mas os acordos têm sido feito de forma justa, dentro do que foi combinado com o Ministério Público. Nossa diretriz é sempre buscar uma solução para que não impacte na obra e seja justo com as famílias”, explica Andrade.

Extensão em Contagem

Atualmente o metrô de BH tem apenas uma linha, com 19 estações. A 20ª estação da Linha 1,
a Estação Novo Eldorado, deve entrar em operação entre janeiro e fevereiro do ano que vem.

Dez estações já foram reformadas e outras nove existentes passam por melhorias, ações que começaram em março de 2023, quando teve início a concessão. Investimentos de R$ 4 bilhões estão previstos para a melhoria e para a ampliação do metrô de BH.